TUDO SOBRE CABELOS


O cabelo, do latim capillu, é um pêlo super-desenvolvido que cresce no couro cabeludo, formado por várias camadas de células mortas (Veja bem: mortas). O cabelo possui um brilho especial, que representa sua vitalidade (Mortas!). Quanto mais brilho, mais vida (MORTAS!!!).

Conseqüentemente, quanto menos brilho, menos vida. Cabelos sem brilho significam futura queda. O interessante é que, depois de perder os cabelos, o couro cabeludo careca ganha um brilho especial. Os especialistas estão tentando descobrir se o topo da cabeça irá cair caso a careca perca o brilho.

O cabelo tem maior produtividade e reprodutividade que os pêlos comuns. O cm² de couro cabeludo tem maior cultivo em relação a um cm² de pele, onde os pêlos não se desenvolvem tão bem como o cabelo. No cm² capilar humano nasce entre 10 e 30 representantes, enquanto no cm² de pele nasce entre 1 e 6 pêlos. A exceção fica por conta de Tony Ramos, cujo cm² de pele tem mais habitantes que o cm² capilar.

Nos animais (mamíferos), o cabelo e o pêlo possuem a mesma formação celular, portanto não há diferença entre o cabelo e o pêlo. Também não seria esteticamente bonito um cachorro pit-bull com cabelo loiro trançado. As exceções ficam por conta dos eqüídeos, dos leões, dos elefantes e dos pássaros-de-topete, que, apesar de não serem mamíferos, possuem um cabelo muito bem cuidado.

Tipos de cabelo


* Secos: Devido à falta de óleo no couro, o cabelo resseca e fica com aspecto palha de milho. Esse problema pode ser resolvido com um balde diário de óleo de girassol, chimia ou pasta de amendoim, aplicando todas as manhãs.
* Oleosos: Nesses casos, o couro cabeludo produz muito óleo. Esse óleo é inflamável, podendo ser utilizado para esquentar a comida ou produzir energia. Para tirar o excesso de óleo capilar, deve se utilizar um pequeno fósforo. O fogo irá fazer o serviço. tomar cuidado para não queimar todo o cabelo.
* Normais: Não são secos nem oleosos. Só os cavalos possuem esse tipo de cabelo. E justo os cavalos que não precisam do cabelo para ir a uma festa.
* Mistos: São secos e oleosos, ao mesmo tempo. Pode parecer um pouco ilógico, mas se você pensar sob a ótica da Mecânica Quântica a discusão sobre o cabelo pode tornar-se imprescindível. Ou não. De qualquer jeito, é o tipo de cabelo mais comum. Os cabelos mistos desafiam as leis da física. É difícil tratar desse tipo de cabelo. Deve ser usado um método misto, que, sendo misto, deixará o cabelo igualmente misto. Então não tem jeito mesmo, nasceu misto, morrerá misto, até que a calvície os separe.
* Úmidos: Quando o cabelo é do tipo úmido, uma coisa é certa - ou o dono do cabelo mora debaixo d'água, ou ele mora no Amapá, onde chove 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou simplesmente acabou de sair do banho.

Quanto à cor


* Negros: São cabelos com excesso de melanina. Como são de cor preta, esses cabelos esquentam mais rápidos. Ao calor de 42°, o cabelo escuro pode produzir energia solar. Ao jogar água em cima, é até possível ver o vapor da água evaporada. Típico de regiões mediterrâneas-médio-centrais.
* Ruivos: São cabelos com excesso de energia solar. Como são de cor vermelha, esses cabelos podem produzir calor. Com 2 quilos de cabelo ruivo pode se fazer uma fogueira de São João. Quanto mais vermelho o cabelo é, mais calor ele produz.
* Louros: Cabelos louros, ou loiros, são imunes ao calor. O cabelo loiro reflete a luz, mandando o calor para longe. Como o calor não chega à massa encefálica, os neurônios ali presente não podem tomar banho de sol e, por conseqüência disso, sofrem doenças degenerativas e morrem. Poucos neurônios (em geral, 2) sobrevivem. Apesar disso, pesquisas científicas dizem que a ultima mulher com cabelo loiro virgem morrerá neste século, por volta de 2080. E enquanto isso, a mulher continua a tingir.
* Castanhos: São cabelos que contém características morenas e louras. Pode então produzir energia e perder neurônios ou produzir neurônios e perder energia.
* Brancos: Cabelo cuja cor é branca. A melanina desaparece quando a idade aparece.

O cabelo pode ter cores secundárias também, criadas a partir das cores primárias.

* Laranja: Mistura de ruivo com loiro ou simplesmente anilina para pintar madeira [usado por emos].
* Vermelho escuro: Mistura de negro com ruivo;
* Rosa: Mistura de ruivo com branco ou anilina para madeira;
* Amarelão: Mistura de loiro com negro;
* Amarelinho: Mistura de loiro com branco;
* Cinza (grisalho): Mistura de negro com branco;
* Rosa choque (cor terciária): Mistura de rosa com preto ou anilina para madeira.
* Azul: Segredo emo (anilina para madeira ou azul de metileno ou remédio contra pulgas);

Doenças, enfermidades e incidentes capilares


* Calvície: Quando muitos ovos de cabelo não conseguem mais chocar, acontece o desmatamento capilar, e já é visível a desertificação da área. A calvície não tem cura. O único jeito de cobrir a desertificação é o implante de ovos de cabelo no couro cabeludo desmatado. Perucas também são bem-vindas. Xampus não resolvem a calvície; no máximo deixa a careca mais cheirosa.
* Seborréia: Como o próprio nome sugere, seborréia é um desarranjo de sebo. A seborréia é irmã da gonorréia e da diarréia. Esse mal deixa o cabelo com aspecto acabei de sair da casa de cera, todo melado e duro. Muitos reggaeiros sofrem desse mal, mas criativamente (ou estranhamente), aproveitam o sebo e fazem dreads.
* Piolho: Um inseto aracnídeo que se alimenta de raízes de cabelo. Para poder almoçar, o piolho cava um buraco e come os ovos de cabelo. Isso faz com que a área esburacada fique irritada, causando coceiras. Para combater esses lenhadores, uma boa tocha é o remédio mais eficaz. Há também a freqüente utilização de agrotóxicos.
* Caspa: Para se agarrar ao couro cabeludo, o fio de cabelo utiliza seus membros para fazer a fixação. Quando uma perna de cabelo é amputada, ela é deixada de lado. Essa perna amputada recebe o nome de caspa. Quando muitas pernas amputadas são deixadas no couro, acontece o fenômeno conhecido como giz na cabeça ou cabeça que neva.
* Tinha: Passado do verbo ter. Exemplo: João tinha 4 galinhas. Às vezes, o verbo tinha aparece no cabelo. Se o cabelo ter tinha, então terá fungos. Esses fungos deixam marcas e infecções na cabeça. Se você tiver tinha e tratar, não terá mais tinha.
* Emo: Suscetível à mudanças drásticas de cor, esta síndrome faz com que cabelos duros caiam sobre o olho, causando interrupção da visão. Se você tiver a doença emo procure seu dermatologista imediatamente, sob o risco de perfuração ocular.

Problemas capilares


Cuidar do cabelo não é uma tarefa fácil. É necessário muito tempo disponível para o cuidado capilar. Por ser uma parte muito frágil, o cabelo requer cuidados especiais. Cada cabelo tem seu tipo de cuidado. O cabelo oleoso não pode ser lavado com sabão, pois a reação química óleo+sabão forma um elemento chamado Hidróxido de Urânio, que corrói o cabelo.

O cabelo seco não deve ser lavado com creme dental, pois o creme, misturado aos fios, forma um bolo emaranhado de cabelos. O uso constante de bonés, chapéus, gorros e capacetes deixa o cabelo com o formato penicônico. Um bom método de preservação da beleza do cabelo é não deixar crianças com tesouras na mão, nem com tochas.

O cabelo não deve permanecer molhado por mais de 5 horas, pois isto acarretaria em uma criação de fungos e cogumelos alucinógenos no meio dos fios. Há muitas formas de deixar o cabelo saudável e bonito, mas isso não é um guia de beleza, então procure a sua cabeleireira e seja feliz, esclarecendo suas dúvidas com ela.

O cabelo não deve ser lavado com materiais sem ácido, pois elementos ácidos podem tirar a vitalidade do cabelo. Soda cáustica também não deve ser usada, nem suco de beterraba. Uma dica importante é lavar o cabelo no mínimo a cada 2 semanas, não por ser higiênico, mas por tirar o cheiro de mofo de sua cabeça. Os cabelos exigem muitos cuidados e muitos gastos. Muitas vezes é melhor ser careca do que ter cabelo.

Curiosidades capilares


* As habilidades humanas se concentram quase que totalmente no cabelo. Os fios de cabelo servem como distribuidores de energia para o resto do corpo. Quando a pessoa é careca, as habilidades são repassadas para as sobrancelhas, mas em quantidades menores. Muitos guitarristas perderam as técnicas quando cortaram o cabelo. Foi perdendo o cabelo que Sansão perdeu a força, só que Dalila esqueceu que o cabelo do saco também tem força. Esse também o motivo que faz com que He-man continue usando o mesmo cabelinho durante anos.
* O cabelo humano é um ótimo isolante térmico. Por esse motivo, o cabelo é usado para a confecção de roupas. A lei no Brasil é que, nas roupas feitas de lã, peles entre outros, deve-se ter no mínimo 20% de cabelo humano, pois isso ajudaria a economia do país. O Brasil é um dos maiores exportadores de cabelo. O maior exportador do mundo é a China, com bilhões de produtores de cabelo.
* Muitos cientistas consideram o cabelo como um ser vivo, pois ele nasce, cresce e morre, assim como qualquer lápis. Só não se sabe se o cabelo pode se reproduzir. Outro fator que faz os cientistas acreditarem que o cabelo seja um ser vivo é a necessidade que os cabelos sentem por água.
* Os melhores cabeleireiros para cavalos se encontram na França. Nesses locais, a crina dos cavalos recebe um cuidado especial, tais como tratamentos com xampu, cortes personalizados, tingimento, entre outros.

fonte nivaldo´s cabelereiros

4 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKK KERU 1 POKO !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ou tristeza!! pq q nós ,homens, somos perseguido pelo fantasma da calvice?!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
oh, dó!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

olá cabelos :)

Anônimo disse...

CABELOOOOOOOOOOOOS? FALEM