Fidel Castro renuncia à Presidência de Cuba


HAVANA - Depois de quase meio século no poder, o líder cubano Fidel Castro renunciou nesta terça-feira aos cargos de presidente e comandante das Forças Armadas de Cuba. Em um artigo publicado no jornal do Partido Comunista, "Granma", ele afirmou que não vai mais voltar ao poder. Seu irmão Raúl Castro , que assumiu o cargo após o afastamento de Fidel, em julho de 2006, continuará na Presidência até que a Assembléia Nacional eleita em janeiro escolha o sucessor oficial de Fidel. Os deputados terão até 45 dias para anunciar a decisão, mas analistas acreditam que a permanência de Raúl deve ser aprovada pelo Parlamento neste fim de semana.

carta de despedida

"Trairia minha consciência ocupar uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total que não estou em condições físicas de oferecer. Digo-o sem dramaticidade", escreveu Fidel. "A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei - repito - não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-chefe."

1 comentários:

Anônimo disse...

é, o time do tempo venceu o fidel!! como diria o meu amigo ratu, o tempo é uma tesoura desgraçada q vai cortando a tua beleza, as tuas forças, o teu vigor, a tua juventude... e, com fidel, nao foi diferente!!
o tempo é inexorável!!!!

jegue